Existem várias explicações sobre isso, a mais obvia seria porque são baixos em calorias, mas não é essa a verdadeira razão. Até porque no meu método, sugiro a introdução de alimentos ricos em gordura que apesar de serem mais calóricos metabolicamente. Apesar disso, libertam menos insulina deixam-te mais saciada, livre de ataques à comida e com menor acumulação de gordura (pela não libertação de insulina).
Mas voltando aos vegetais e hortícolas e deixando as calorias de lado que não são o mais importante (mesmo para quem quer emagrecer).
Sabias que os vegetais e os hortícolas reduzem a produção de alfa amilase? Uma enzima que converte os amidos em açúcares e que formam uma "rede" no intestino que também atrasa a conversão de amido a açúcar no sangue.
Tudo isto, faz com que os vegetais sejam uma das estratégias mais importantes para reduzir picos de glicose. Estes picos de glicose são responsáveis pelo envelhecimento precoce e 90% das doenças atuais.
Repara no gráfico abaixo, retirado do livro a revolução da glicose da Jessie Inchauspé (https://www.glucosegoddess.com/). Ao comermos em primeiro lugar os vegetais estamos a baixar muito o pico de glicose mesmo consumindo as mesmas coisas é incrível! 😯
Repara que mesmo assim ainda há um pico na glicose e na produção de insulina, por isso uma outra estratégia é iniciarmos a refeição com uma combinação de nutrientes que não estimula a insulina.
É isso que ensino no meu método, são eles gordura e fibra e é por isso que eu criei esta receita de salada crocante. Ideal para iniciares a tua refeição e sentires mais saciedade ao longo do dia.
Em menos de 10 minutos tens uma entrada rica em fibra e low carb com super vegetais como a beterraba que ajuda o nosso corpo na produção de oxido nítrico (que por sua vez regula a tensão arterial e oxigena o corpo de forma eficaz), o pepino, o tomate, a couve-roxa.
Conjugamos estas fontes de fibra com as sementes de abóbora, girassol e sésamo que não só são ricas em antioxidantes e minerais, como podes ver aqui https://ritaparente.com/alimento-destaque-sementes-girassol/ como ainda têm gordura de boa qualidade que te vai ajudar a estar saciada e libertar da resistência à insulina (causador da acumulação de gordura corporal), sim consumir gordura na alimentação vai ajudar-te a eliminar a gordura corporal em excesso (quando reduzes o consumo de amidos e açúcar) e melhor de tudo sem fome e sem andar a contar calorias 💪
Partir em fatias finas o pepino e tomate e distribuir pelos 2 pratos.
Cortar couve roxa e a beterraba em pedaços bem finos e distribuir pelos 2 pratos.
Tostar as sementes numa frigideira e distribuir pelos 2 pratos.
Temperar com azeite e sal marinho.
Servings 2
* Percent Daily Values are based on a 2,000 calorie diet. Your daily value may be higher or lower depending on your calorie needs.