O que é jejum intermitente❓
Jejum intermitente é uma estratégia que vai ajudar o teu corpo a utilizar a gordura como combustível principal. Assim, vai levar-te a emagrecer e libertar-te da vontade de comer constantemente de doces e salgados.
Se tens fome a cada 3 horas e desejos por doces, bolachas e pão significa que o teu corpo só consegue usar o açúcar como fonte de energia, e portanto vai trazer-te vários problemas, que são:
- Gordura corporal em excesso e fome constante
- Inchaço generalizado (principalmente na barriga e coxas)
- Celulite, borbulhas
- Falta de energia e dores de cabeça
- Diversos problemas de saúde associados (fígado gordo, diabetes, cancro, doenças auto-imunes, doenças cardiovasculares como AVC, enfarte e hipertensão)
Eu já passei por muitos destes problemas, o que mais me incomodava era a vontade de comer doces diária e as consequências estéticas como a celulite, gordura em excesso e falta de energia constante… ninguém merece!
Hoje em dia, sou livre disso graças ao método que uso que combina jejum intermitente com alimentação baseada em gordura e proteína (e muitos nutrientes).
Em que consiste o jejum intermitente❓
O jejum intermitente consiste na frequência e espaçamento entre refeições.
- A melhor forma de começar…
Por exemplo 12h do dia em que existe ingestão de comida e 12h em que não existe ingestão de comida, por exemplo:
8h pequeno-almoço ……….12h almoço …………… 20h jantar ……………….……jejum 12h…………….…
- Para quem já está no nível intermédio e já preparou o corpo para fazer jejum pode avançar para o nível seguinte onde há 16h de jejum e 8h de ingestão alimentar:
……jejum 16h……….12h almoço…………17h snack se necessário………20h jantar……jejum 16h…
- Para quem já está no nível avançado e já preparou o corpo para fazer jejum pode avançar para o nível seguinte onde há 18h de jejum e 6h de ingestão alimentar:
…………jejum 18h……….…….12h almoço…………….……18h jantar…………….…jejum 18h…….
(este último é o esquema que sigo atualmente 2 refeições por dia com 5 a 6h de intervalo e jejum no resto do dia e noite)
Portanto, repara que nos esquemas acima para além das horas de jejum, também estipulei a frequência de refeições. Uma vez que, o número de vezes que ingerimos comida será o número de vezes que o nosso corpo vai produzir insulina (a hormona que acumula gordura e faz-te ficar com fome).
O que significa preparar o corpo para fazer jejum❓
Se tens gordura a mais e fome constante (seja por doces, pão, bolachas, fruta…). Isso significa que o teu corpo não consegue usar a gordura como fonte de energia. Estás dependente de uma escassa fonte de energia, que flutua a cada 2 a 3 horas (o açúcar). Por isso, o teu corpo a cada 2 ou 3h pede-te comida.
Fazer jejum não é passar fome 12 ou 18horas, fazer jejum é estar saciada durante esse tempo!
Dessa forma, precisas de voltar a ensinar o teu corpo a usar a fonte mais abundante de energia que ele possui – a gordura corporal!
Portanto, preparar o corpo para fazer jejum é fornecer ao corpo os nutrientes certos. Estes fazem com que o teu corpo consiga usar a gordura como fonte de energia e aí entra a qualidade dos alimentos!
ALERTA: Caso faças jejum da forma errada vais ter sintomas como fraqueza, dores de cabeça e tonturas, como já me aconteceu quando comecei, da forma errada!
Ou seja, um ponto que muitas pessoas não compreendem e que fazem mal. Quando fazem jejum com o objetivo de emagrecer, mas não conseguem é que a qualidade dos alimentos que consomem é imprescindível para que possam queimar gordura corporal sem passar fome!
Resumindo:
O jejum intermitente é uma estratégia alimentar que se foca na frequência e número de refeições para estimular o teu corpo a usar a gordura corporal como fonte de energia e libertar-te da vontade constante de comer. Para isso, precisas de usar os alimentos certos, na sequência certa durante as refeições de forma a preparares o teu corpo para fazer jejum e não teres sintomas como fome, dores de cabeça ou fraqueza.
Viste a minha receita em direto? Caso não, podes ver no meu canal do youtube, clica na ligação abaixo.
👇