Se segues as minhas newsletters com atenção sabes que sugiro uma alimentação low carb, ou seja, baixa em hidratos de carbono e alta em gordura e proteína.
Porém, vejo na maioria das pessoas um desconhecimento imenso sobre o que são hidratos de carbono e quais as melhores opções a incluir…
Low carb não significa comer poucos hidratos, mas antes consumir boas fontes de alimentos que contêm os hidratos de carbono numa proporção correta. Assim, ajuda-te a estar saciada e usar a gordura corporal como fonte de energia, permitindo-te emagrecer e manter um peso saudável sem fome!
De onde vêm os hidratos de carbono❓
A primeira coisa que tens de compreender é de onde vêm os hidratos de carbono. Para que assim, tenhas completa noção do que são afinal hidratos de carbono.
Resumidamente, hidratos de carbono vêm das plantas! Sim, isso mesmo…
As plantas conseguem produzir glicose (açúcar) a partir do sol, do ar e da água. Esse açúcar pode estar sobe 4 formas, como podes ver na imagem abaixo – amido, glicose, frutose e fibra.
Os cereais apesar de não serem ricos em açúcar, nem doces, têm muito amido. Quando digerimos esse amido, este transforma-se em açúcar (glicose).
A fruta é rica em glicose e frutose e portanto, tem logo um sabor doce, nem precisamos de a digerir que já está sobe a forma de açúcar!
A fibra apesar de formada por glicose não a conseguimos digerir, dessa forma não se transforma em açúcar.
Para além disso, a fruta e cereais de hoje em dia são extremamente ricos em amido e açúcar comparativamente com a fruta e cereais ancestrais que tinham concentrações muito menores de amidos e açúcar, basta olhar para as imagens abaixo para compreendermos as diferenças.
Mas afinal, qual o problema do amido e do açúcar no nosso corpo❓
Já compreendemos que os cereais têm uma alta concentração de amido que se transforma em açúcar e que a fruta já tem esse açúcar disponível, mas afinal o que isso provoca no nosso corpo?
Quando ingerimos estes alimentos o açúcar no sangue eleva-se e há uma elevada produção de insulina. Depois disso há uma quebra de glicose no sangue (devido aos altos níveis de insulina) e dessa forma uma vontade incontrolável de comer doces ou alimentos com amidos (como pão, bolachas…).
Para além disso o excesso de glicose no sangue é rapidamente armazenado sob a forma de gordura.
Assim ficas com fome, vontade de comer doces e gordura acumulada!
Veredito Final
Quais os melhores hidratos de carbono para emagrecer e libertares-te da vontade de comer doces?
Sem dúvida que os que têm mais fibra e menos amidos e açúcar, porque mantêm-te saciada mais tempo. Produzem menos insulina e não levam à acumulação de gordura!
Esses alimentos são os hortícolas e vegetais como as couves, beringelas, brócolos, beterraba, cenoura, tomate, pepino, entre outros. (Mas atenção não me refiro a leguminosas, essas devem ser evitadas, explico porquê aqui https://ritaparente.com/leguminosas/ ).
Outra coisa importante é que estou apenas a referir-me à fonte de hidratos de carbono a usar de forma mais regular. Por isso, podemos sim usar as outras fonte com mais amido e açúcar mas com algumas precauções, nomeadamente a frequência e ordem de consumo.
Para terminar, lembra-te que eu apenas falei da fonte de hidratos, falta a fonte de gordura e proteína. Ou seja, não estou a dizer que apenas precisamos de consumir hortícolas e vegetais, muito pelo contrário, devem representar cerca de 10 a 15% do valor energético diário.
Se ainda queres aprender mais sobre este tema vê este vídeo aqui! 👇