Desinchar! Andar sempre inchada e com gases é um desconforto, tira-nos confiança e ainda é o início da maioria das doenças atuais! 😢
É felizmente simples de resolver quando utilizamos as estratégias certas, como se pode ver com os resultados das alunas que já passaram pelo programa de acompanhamento:
Hoje quero explicar qual a origem do inchaço abdominal, há diversas causas, vamos a elas:
1. Açúcar, Amido e Fibra
Alimentos que contêm estes 3 compostos são ideais para proporcionar a indesejada barriga inchada!
Na natureza identificamos os cereais (trigo, centeio, cevada, aveia, milho e outros cereais) como fontes de amido e fibra que chegam ao intestino e causam inchaço!
As modificações genéticas que estes cereais foram sofrendo ao longo de milênios contribuíram para concentrar o amido que leva ao inchaço, como podemos ver na imagem abaixo que mostra a diferença do milho original (pouco amido), para o milho atual (muito amido).
A maioria da fruta atual também apresenta estas características, muito açúcar e alguma fibra, que causam a barriga inchada, fruto também das transformações provocadas pela indústria da agricultura, como podemos ver na imagem abaixo.
2. Lectinas (que inclui o Glúten)
As lectinas são proteínas que danificam o intestino e causam permeabilidade intestinal, essa não só provoca inchaço como também é o início e origem de doenças autoimunes e cancro.
A permeabilidade intestinal é quando as células do intestino apresentam “buracos” (como se vê na imagem abaixo com um círculo a amarelo), em vez de estarem saudáveis com fortes junções.
A maioria das lectinas está em leguminosas e cereais por exemplo o glúten é uma lectina.
O trigo para além de ser um cereal (e por isso ter amido que provoca inchaço) ainda tem quantidades enormes de glúten, isto também é o resultados de transformações genéticas geradas pela indústria alimentar em busca de um dos alimentos viciantes, sim porque o glúten vicia como já expliquei aqui https://ritaparente.com/dependencia-doces-e-pao/ e como se pode verificar o trigo atual também sofreu alterações que o fizeram concentrar e aumentar a quantidade de glúten e amido!
As leguminosas têm grandes quantidades de lectinas (grão, feijão, ervilhas… e também o amendoim), explico mais pormenores neste vídeos:
Amendoim – ver este vídeo 👉 https://www.youtube.com/watch?v=lKXFHRLvw6c&t
Leguminosas – ver este vídeo 👉 https://www.youtube.com/watch?v=cwDDJFjQ52A&list=PLezJItJNwJI8LKWgftk8-UpbdPKGYyEfy&index=9
3. Caseína e Lactose
A caseína é a proteína do leite e portanto está presente em todos os produtos lácteos mesmo sem lactose (menos presente na manteiga). Essa proteína causa permeabilidade intestinal (explicada acima) e portanto o seu consumo provoca inchaço (algumas pessoas são mais sensíveis que outras a esta proteína).
A lactose é um açúcar e tal como explicado acima um açúcar (seja ele de que tipo for) causa inchaço, contudo posso adiantar que a caseína é o maior responsável do inchaço pela quantidade do que a lactose, por isso produtos designados sem lactose não são a solução!
4. Adoçantes e Maltodextrinas
Adoçantes e maltodextrinas são encontrados em produtos alimentares industriais supostamente saudáveis porque não têm açúcar, mas atenção eles são bastante prejudiciais para a nossa microbiota e também causam inchaço!
Exemplos de adoçantes – eritriol, xilitol, sorbitol, maltitol
Por isso, produtos alimentares como este não são saudáveis, têm trigo, leite magro em pó (que concentra a caseína), amido e ainda edulcorante!
Quem depois de ler o que escrevi pergunta:
“Então mas o que devo comer Rita?”
claramente tem uma alimentação baseada alicerces errados!
Algumas trocas alimentares a fazer:
Trocar cereais e leguminosas por hortícolas e vegetais (que apesar de terem fibra não têm açúcar nem amido, por isso não provocam inchaço nem irritação intestinal, quando consumidos da forma certa.
Quanto à fruta a sugestão é adequar e reduzir o consumo, em casos iniciais poderemos ter de evitar algumas frutas ou reduzir o seu consumo, para além de a colocar no momento correto do dia e refeição.
E claro saber a base alimentar certa, que como disse não deve ser nestes produtos alimentares ou alimentos que causam inchaço, mas sobre isso poderei falar noutro dia, hoje falo das causas do inchaço e já vai um artigo bem longo!
Até lá sugiro esta receita que é simples e rápida, e que já tem mais de mil visualizações 🙏
Deixo aqui também o link da receita que pode ser descarregada diretamente no meu site!
👇
1 comentário
Gosto aprender como comer para emagrecer