Bonita, Jovem, com Energia e sem Fome
Gostarias de saber como andar sem ânsias por doces, com mais energia e atrasar o processo de envelhecimento? Se sim continua a ler…
Como ter uma pele (órgãos e articulações) jovem?
A pele é constituída de gordura (e proteína), dessa forma precisamos de consumir gordura e colesterol, ficou espantada?
É provável porque infelizmente a maioria das pessoas andou a vida toda a ouvir que não deveria comer estes nutrientes. E ainda são aconselhadas a consumir produtos alimentares processados, light e magro que são ricos em amidos, que se transformam em açúcar e envelhecem!
Uma alimentação pobre em gordura e colesterol vai envelhecer-te rápido (e também engordar-te).
Como é que isto funciona exatamente?!
- 50% das membranas das células são feitas de colesterol, por isso para regenerares a pele precisas de consumir alimentos com gordura e colesterol, senão vais ter uma pele quebradiça!
O colesterol faz parte da bílis que ajuda na digestão das gorduras que consumimos para que elas sejam metabolizadas. É por esse facto, que muitas pessoas têm a “vesícula preguiçosa” porque em vez de consumirem uma alimentação com gordura de qualidade boa consomem uma alimentação rica em hidratos de carbono que coloca a bílis a funcionar mal.
Vitaminas E, A, D e K
As vitaminas E, A, D e K são vitaminas que atrasam o envelhecimento e são absorvidas com gordura.
A vitamina D é o precursor de várias hormonas que nos mantêm a pele e órgãos jovens.
A vitamina E é um dos mais potentes antioxidantes que combatem o stress oxidativo (responsável por rugas e destruição de tecidos e articulações). Esta vitamina é super importante na menopausa porque compensa a diminuição das hormonas produzidas nos ovários. As fontes de vitamina E são folhas verdes, azeite, sementes e frutos oleaginosos.
A vitamina A controla a epiderme e a derme e a sua falta vai causar uma pele seca e escamosa, assim como acne. O gene que produz o tão famoso colagénio precisa de vitamina A.
Assim, quando tomas cologénio ele destrói-se na digestão e metaboliza-se, fazendo parte da tua pele com vitamina A. Por isso, se estás focada no colagénio ainda não compreendeste esta parte!
Quando falo em vitamina A estou a falar em retinol que só se encontra em alimentos de origem animal, existe o betacaroteno que é o seu precursor e que existe em alimentos vegetais, mas que é metabolicamente diferente e que não tem os mesmos efeitos do retinol que está presente na gema do ovo orgânica, óleo de fígado de bacalhau virgem e de alta qualidade, manteiga orgânica, salmão selvagens.
O facto de evitares alimentos com gordura e optares por alimentos com amido não só te vai envelhecer como te vai engordar, porque vais estimular a insulina que é a hormona responsável por acumular gordura corporal e te faz estar constantemente com fome!
Mais importante que incluir é retirar
Mais importante que incluir é retirar (sim é mais importante porque se incluíres o que te descrevi mas não retirares o agentes causadores de envelhecimento não verás nenhum resultado no processo de rejuvenescimento.
O que deves reduzir bastante (ou seja retirar de consumo diário)
- Açúcar e Álcool (o álcool é uma forma de açúcar)
Açúcar ou alimentos que se transformam em açúcar como os cereais (especialmente o trigo) e açúcar naturais também contam (como o açúcar de coco, mascavado, frutose…) vão ligar-se a proteína ou gordura e formar glicação – processo que destrói tecidos, forma rugas e envelhece os teus órgãos e articulações.
- Stress e falta de sono reparador
O stress e a falta de sono envelhecem drasticamente a pele, articulações e órgãos, por isso é muito importante munirmo-nos de estratégias para o controlarmos, tais como exercícios mentais, respirações e exercício físico (um dos causadores do stress é a falta de exercício físico).
Estratégias extra – mais avançada
Frequência de refeições
Quanto menos frequentes forem as refeições (ou seja períodos de jejum) irão ativar o teu modo de reciclagem (termo técnico – autofagia) em que as células “reciclam a o que estava a fazer lixo e toxinas – provocados pelo stress, açúcar e falta de sono” e regeneram. Dessa forma rejuvenesces, contudo a maioria das pessoas não está preparada para isso pois possui resistência à insulina, vontade incontrolável de comer doces e petiscar.
Então primeiro tens de colocar em prática estratégias que te façam libertar da vontade constante de comer para naturalmente te sentires saciada durante muito tempo sem esforço.
Repara agora no que as sementes de girassol podem fazer por ti 😉 lê o artigo sobre os sementes de girassol
👇
https://ritaparente.com/alimento-destaque-sementes-girassol
📩 Gostarias de ter acesso gratuito à newsletter? Receber conteúdo exclusivo diretamente no teu email todas as quartas-feiras às 12h00?
Apenas tens de preencher os campos em https://programas.ritaparente.com/newsletter e vais ter acesso gratuito à Newsletter!