Doenças autoimunes

Doenças autoimunes Rita Parente2 Março 24, 2023

Doenças autoimunes

doencas-autoimunes

Antes de tudo, temos de perceber que a epidemia do seculo XXI são as doenças autoimunes, que tiram qualidade de vida e degradam a dignidade do ser humano, que em vez de utilizar o sistema imunitário para se proteger se auto-ataca!

Talvez te tenham feito acreditar que é uma condição genética que existe por detrás disso, mas a Natureza não erra assim tanto, nem tantas vezes!

Existem mais de 100 doenças autoimunes, algumas delas são:
  • Artrite reumatóide; 
  • lúpus; 
  • doenças inflamatórias intestinais (Chroh, colite ulcerosa e outras);
  • esclerose múltipla;
  • diabetes tipo 1;
  • Síndrome de Guillain-Barré;
  • polineuropatia desmielinizante inflamatória crónica;
  • psoríase;
  • doença de Graves;
  • tiroidite de Hashimoto;
  • miastenia grave;
  • vasculite;
Imagina que tens algumas sementes… 

Cenário 1 – Semeamos uma na terra com as melhores condições algumas crescem saudáveis. – Cresceu Saudável

Cenário 2 – Semeamos outras numa terra sem nutrientes e com alguns compostos agressores. – Teve Problemas de Saúde

Então, onde esta a causa? Nos genes ou no ambiente?! 

No ambiente!

Portanto, as pessoas com doenças autoimunes são essa sementes e está em ti o poder de mudar o ambiente!

Então, tudo começa na nossa barreira intestinal… com a Zonulina. Esta é uma proteína sintetizada nas células intestinais e hepáticas, que regula reversivelmente a permeabilidade intestinal.

Intestino doente – permeável 

As células estão separadas umas das outras e deixam passar toxinas e agentes agressores.

Intestino doente – permeável
Intestino saudável – impermeável 

As células estão juntas umas das outras e não deixam passar toxinas e agentes agressores.

Intestino saudável – impermeável
Dessa forma precisamos de saber o que regular os níveis de zonulina, isso faz-se mediantes vários fatores, alguns deles são:
1. Microbioma

Certamente que desenvolver um microbioma saudável através dos alimentos que comemos e dos que evitamos é fulcral para manter bactérias boas e em diversidade correta. Consumir antibióticos regularmente e sem necessidade (a maioria das vezes, porque não é aconselhado outro tipo de tratamento) é o primeiro passo para a ruína intestinal!

2. Vegetais fermentados e com Sulforafano 

Irão ajudar não só a desenvolver um bom microbioma, revertendo a disbiose, para além disso o sulforafano ajuda no combate à H. Pylori (e o tratamento convencional é a toma de antibióticos que irão criar permeabilidade intestinal e eventualmente provocar ou agravar uma doença autoimune… daí ser tão importante o consumo regular de alimentos com sulforafano). 

O sulforafano é encontrado nas crucíferas (por exemplo, brócolos e seus germinados, couves de Bruxelas, couve galega, repolho….) e também existe sob a forma de suplementos para ser utilizado em casos de complemento à alimentação.  

3. Excluir o  Glúten

Portanto, o glúten faz aumentar os níveis de zonulina em todas as pessoas;

Então, o glúten não é digerido por todas as pessoas não conseguem digerir, deixando proteínas inteiras à solta no intestino;

Em suma, o glúten aumenta os níveis de zonulina que vai provocar um “buraco” no intestino (permeabilidade). E que por sua vez vai deixar um resíduo (proteína inteira) que vai entrar diretamente na corrente sanguínea e vai fazer com que o sistema imunitário fique completamente “assanhado” e “baralhado”. 

4.Glutamina

É um aminoácido fundamental para reverter uma doença autoimune porque é um precursor da glutationa (um potente antioxidante), está presente nos ovos, peixe e carne. 

Para além disso repara as junções intestinais!

Nos casos de permeabilidade intestinal deve ser suplementada em altas doses. 

5.Glicose e Frutose

Do lado contrário estão alimentos com glicose (assim como os alimentos que rapidamente se transformam em glicose como as farinhas) e frutose pois aumentam a zonulina, assim como o álcool!

6.Gordura ómega 3: Zinco; Vitamina D  e A

Sem dúvida de que estes nutrientes importantíssimos e que melhoram e regeneram as junções intestinais, encontrados em amêndoas, cajus, salmão selvagem, ovos e que também precisam de ser suplementados. 

Gostarias de ter acesso gratuito à newsletter? Receber conteúdo exclusivo diretamente no teu email todas as quartas-feiras às 12h00?

Apenas tens de preencher os campos em https://programas.ritaparente.com/newsletter e vais ter acesso gratuito à Newsletter!

Queres ter acesso às melhores receitas para eliminares gordura e ânsias por comida, reverteres doenças autoimunes, normalizares a glicemia e otimizares a saúde intestinal, adquire o guia de receita aqui https://ritaparente.com/programa/guia-receitas-deliciosas-saudaveis-rapidas/

Escreva um comentário
O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *