Jejum

Jejum Rita Parente Agosto 4, 2023

Jejum

jejum

Se queres queimar gordura e colocar doenças em remissão lê com atenção…

Porquê fazer jejum

O nosso corpo adapta-se ao jejum de forma positiva, isto é, há a produção de várias substâncias (como hormonas, neurotransmissores). Estas colocam o nosso corpo num estado de inflamação mais baixo (que antes do jejum). Assim como, um rejuvenescimento e regeneração de todo o corpo, incluindo a queima de gordura e o aumento da massa muscular.

Por outro lado, o nosso corpo reage ao excesso de comida e de frequência de refeições de forma negativa, aumentando os níveis de inflamação e envelhecimento

Quais os benefícios específicos do jejum

  • Aumento da hormona do crescimento

Esta potencia a produção de novas proteínas, a regeneração dos tecidos e atrasa o processo de envelhecimento.

Ao fim de 12 horas de jejum há um aumento na produção de hormona do crescimento que vai aumentando à medida que o tempo de jejum aumenta.

O exercício físico é outro fator que faz aumentar esta hormona do crescimento. Isto porque, fazer exercício em jejum irá aumentar ainda mais os níveis desta hormona e por isso ativar a queima de gordura e aumento de massa muscular.

  •  Reciclagem (Autofagia)

Este é um processo de extrema importância, onde o nosso corpo recicla as proteínas “estragadas” (glicadas) que dão um aspeto e função envelhecidos à pele e todos os órgãos e tecidos.

Após 18 horas de jejum o processo de autofagia é potenciado.

  •  Cérebro mais eficaz

Após 24 horas de jejum há a produção de BDFN uma proteína fundamental para a manutenção e desenvolvimento de um cérebro e sistema nervoso saudáveis, aumentando a capacidade de raciocínio.

A produção de BDNF é muito importante para a prevenção e reversão de doenças/condições como ansiedade, depressão, fibromialgia, dor crónica entre outras.

  • Células “Mágicas”

Após 48h de jejum o nosso corpo fica com uma capacidade “mágica”, começa a produzir células tronco que são células que têm a capacidade de se transformar em qualquer outra célula.

Ou seja, o corpo fica com uma capacidade de rejuvenescimento e cura incrível.

  •  Aumento das “máquinas de fazer energia”

O jejum aumenta a produção de mitocôndrias que são as “máquinas” que existem dentro das nossas células e que nos fazem transformar a gordura e açúcar em energia.

Preparar o corpo para jejum…

O primeiro foco não deverá ser fazer jejum e sim consumir alimentos e conjugações de alimentos que te permitam estar saciada mais tempo. Assim, vais aumentar a tua saciedade e diminuir de forma automática a frequência de refeições.

Dessa forma, deves colocar no teu prato alimentos com elevada densidade de nutrientes (minerais, vitaminas e gordura). Tais como, o peixe gordo, ovos, carne que devem ser acompanhados de hortícolas e legumes (não leguminosas) pois são alimentos com uma boa quantidade de minerais como potássio. Podes adicionar uma fonte de gordura extra no final da refeições como o chocolate mais de 85% cacau ou uns frutos oleaginosos.  

Entre refeições se sentires fome deves priorizar alimentos com gordura para o teu corpo restabelecer a capacidade de usar a gordura como fonte de energia. O óleo de coco, os triglicerídeos de cadeia média e a manteiga são boas opções.

Depois de restabelecer minimamente a capacidade do corpo usar a gordura como fonte de energia é que irás focar-te no jejum. Sendo que, para começar a minha sugestão deverá ser fazer jejum intermitente.

Por exemplo, 16 horas em jejum e 8 horas onde fazes 2 ou 3 refeições:

—————–13H Refeição————— refeição se tiver fome ————–21H Refeição———–

À medida que o teu corpo se vai adaptando a usar a gordura como fonte de energia podes aumentar o tempo de jejum e diminuir as refeições, por exemplo:

——————————-12H Refeição————————-18H Refeição————————-

Entre as refeições deve ser feita uma ingestão de vitaminas do complexo B (seja na forma de levedura nutricional ou com um suplemento adequado). Também deve haver a reposição de eletrólitos através da diluição de sal integral na água.

Jejum Prolongado

Jejum maiores de 24 horas podem ser feitos de forma pontual, mas apenas para quem já pratica de forma regular e há mais de 3 meses seguidos o jejum intermitente. Mas atenção não devem ser feitos por grávidas, crianças, lactantes e pessoas desnutridas.

Quem quer reverter uma doença como o cancro, doença autoimune, SIBO entre outras deverá usar o jejum prolongado como estratégia de tratamento, mas apenas sob orientação e acompanhamento.

É provável que tenhas ficado com algumas dúvidas, vê o direto que fiz no meu canal do youtube onde abordei este tema.

👇

https://www.youtube.com/watch?v=EnuwsWWVvqY

Escreva um comentário
O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *