Sobre o sal e hipertensão…
Desculpa se te vou baralhar, mas não me posso calar…
O sal é um dos ingredientes mais temidos para a saúde é acusado de provocar hipertensão, AVC e por aí fora!
Mas será mesmo assim?! Não!
Primeiro precisas de compreender que a hipertensão não é provocada pelo sal a mais…
A maioria das pessoas que têm hipertensão com causa “desconhecida” (ou seja não têm por exemplo um problema identificado no rim) o que tem na verdade é resistência à insulina.
Como acontece a resistência à insulina?
A resistência à insulina acontece no corpo devido à demasiada estimulação da produção de insulina pelo consumo elevado de alimentos ricos em açúcar e amido.
Mesmo com altos níveis de insulina as células não serão nutridas, então o pâncreas produz mais insulina e assim sucessivamente numa cascata de produção e resistência contínua e doentia!
O que tem isto a ver com a tensão arterial e onde fica o sal?
As artérias produzem uma substância que os faz relaxar, o óxido nítrico, e a insulina impulsiona essa produção, contudo quando as células dos vasos sanguíneos ficam resistentes à insulina o que acontece é que essa produção de óxido nítrico baixa (porque as células deixam de responder à insulina)… assim as artérias não conseguem dilatar e contraem.
Este cenário também faz com que as artérias também produzam endotelina e tromboxano, substâncias que levam à vasoconstrição – hipertensão.
Para além disso há uma retenção de sódio e de água nos rins pelos níveis elevados de insulina, provocados pela sua resistência.
Então também há aqui uma coisa importante, não é só a resistência à insulina que faz retenção de sódio (e portanto o sódio não é o culpado, mas sim o açúcar e amidos).
- Quanto mais insulina, mais sódio e água retém-se no corpo.
- Quanto menos sódio consome-se mais insulina produz! – E a longo prazo começas a ter mais vontade de doces, fome hipertensão…
Começas então a compreender que o cristal branco que deveria estar atrás das grades é o açúcar e não o sódio!
Conclusões
- A falta de sal leva a resistência à insulina, fome e vontade incontrolável de comer açúcar.
- O consumo de açúcar e amidos leva à produção de insulina em excesso, as células ficam resistentes, incluindo as células das artérias que deixam de produzir óxido nítrico responsável por relaxar as artérias.
- Para além disso há um aumento do tromboxano e endotelina que faz vasoconstrição (hipertensão).
Por fim o sal é importante no nosso corpo porque…
- O cloreto é fundamental para que o sistema imunitário mate as bactérias, através da produção de HOCL (lixivia!), pelos neutrófilos.
- O corpo só consegue hidratar com os minerais do sal.
Não devemos restringir nem sódio nem potássio, mas sim mantê-los em equilíbrio.
Sempre que optares pelo sal deve ser sal marinho integral.
Referência: https://link.springer.com/article/10.1007/BF00252649